segunda-feira, 6 de julho de 2009

Conhecer para Preservar...

Nesta última sexta-feira, dia 03 de julho, os alunos das 4ª séries do período matutino, acompanhados de seus professores Reni de Souza, Débora Campos, Rose e Geane, realizaram uma aula passeio. O destino, estação de água e tratamento do SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), localizado no bairro da Itinga.
Na oportunidade alunos participaram de uma explicação com o funcionário do SAMAE, Thiago Peixoto, sobre toda a trajetória da água e seu tratamento, até chegar as nossas casas. Os alunos fizeram questionamentos a todo o momento, tirando dúvidas e curiosidades que foram surgindo durante a aula passeio.
A visita à estação de água foi à culminância de todo um projeto desenvolvido nas turmas.
Segundo a professora Geane, os alunos ficaram encantados com a água cristalina encontrada na captação da água e de todo o ciclo e tratamento, bem como, as belíssimas paisagens dos lugares visitados.



Fique por dentro

Como é a composição do Sistema de Abastecimento de Água de Tijucas?
O manancial onde é captada a água para tratamento é no Rio Itinga sendo a água de ótima qualidade. Um fator importante é que sobre a bacia hidrográfica não há atividade humana.A captação é realizada em uma barragem de nível, em concreto armado, formando um espelho d´água de aproximadamente 1.000 m², com profundidade de 2,00 metros acima do nível médio do mar.A adução da água bruta, da captação até a Estação de Tratamento, é realizada através de adutoras, uma antiga e outra recente. A antiga em tubos de PVC, com diâmetro de 5", extensão de 6.613,00 m e a nova composta por dois diâmetros, em PVC/DEFOFO, sendo os primeiros 2.000,00 m com diâmetro de 300 mm e o restante, ou seja, 4.613,00 m com diâmetro de 250 mm.A adução se dá totalmente por gravidade, não necessitando de bombeamento para tal fim. Entre a barragem e a ETA há um desnível geométrico de 40,00 m, dando assim a condição da adução por gravidade

0 comentários:

 
©2007 André Luis; Por Elke di Barros